A MELHOR PREVENÇÃO É O CUIDADO

O câncer de boca é decorrente de um distúrbio no processo de renovação do tecido epitelial que pode gerar um tumor e se disseminar pelo corpo. Esse tumor pode afetar os lábios e o interior da cavidade oral e tem como fatores de risco: o tabagismo, consumo de bebida alcoólica, exposição ao sol sem proteção e até mesmo a dentadura ou ponte móvel mal adaptadas.
Os principais sinais que devem ser observados são:
• Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 2 semanas;
• Manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca, bochecha;
• Nódulos no pescoço;
• Rouquidão persistente;

Já em casos mais avançados, os seguintes sintomas podem aparecer:
• Dificuldade de mastigação e para engolir;
• Dificuldade na fala;
• Sensação de que há algo preso na garganta;

Mas por que a dentadura ou ponte móvel pode desenvolver o câncer de boca?

A dentadura ou ponte móvel precisa ser algo que te dê conforto, segurança, capacidade mastigatória e qualidade de vida. Se ela causar atrito na gengiva, lesões bucais e acúmulo de resto de alimentos, ocasionando proliferação de bactérias, feridas e sangramentos, é preciso ficar atento, pois isso pode ser um fator de risco para o surgimento do câncer de boca.

O que fazer?
Em relação a dentadura, o recomendado é procurar bons profissionais, que vão confeccionar próteses fixas de qualidade e orientar sobre a higiene adequada. Além disso, o autoexame é uma técnica simples que a própria pessoa faz para identificar possíveis anormalidades e tem como base alguns passos:
Diante de um espelho: Veja se em seu rosto há algum sinal que você não notou antes. Observe no lábio se há manchas ou feridas.
Puxe o lábio de baixo e examine-o por dentro. Faça o mesmo com o lábio de cima. Abra a boca e estique a bochecha; faça isso dos dois lados. Coloque a língua para fora e observe sua parte de cima. Puxe a ponta da língua para o lado direito e depois para o lado esquerdo e observe as laterais da língua. Coloque a ponta da língua no céu da boca e examine a parte de baixo da língua e o assoalho da boca. Incline a cabeça para trás e examine o céu da boca. Coloque a língua para fora, diga “A, A, A,…” e observe a garganta.

Caso identifique algum desses sintomas, é extremamente importante que procure imediatamente um profissional especializado, pois quanto mais cedo o diagnóstico, maior é a chance de cura.

Posts Relacionados

Enxerto Ósseo

Os implantes dentários é extremamente positivos para as pessoas que perderam um ou mais dentes, pois funcionam e têm a mesma aparência que um dente

Ler Mais »

A carga imediata é um procedimento que em apenas 72 horas (três dias), realiza-se a colocação dos implantes e a instalação de um prótese totalmente fixa e altamente estética. No entanto, é preciso uma avaliação bastante criteriosa e alguns exames de imagens para garantir um sorriso com total conforto, eficiência e segurança.