Conheça as principais doenças bucais e saiba como tratá-las

As doenças bucais são mais comuns do que se imagina, afetando a população mundial em todas as faixas etárias. Algumas são bem conhecidas pela maioria das pessoas, como o mau hálito e as cáries, enquanto outras ainda são desconhecidas, como periodontite e a candidíase oral. No entanto, todas exigem atenção porque comprometem a saúde de um modo geral e a qualidade de vida.

As diferentes doenças bucais podem ser causadas por diversos fatores, que vão desde a falta de cuidado com a boca, até a falta de alguns nutrientes. As principais causas são:

  • FALTA DE HIGIENE BUCAL;
  • FALTA DE ACOMPANHAMENTO MÉDICO;
  • MÁ ALIMENTAÇÃO;
  • FALTA DE NUTRIENTES;
  • DOENÇAS E PROBLEMAS EMOCIAIS.
 

Além disso, elas apresentam os mais variados sintomas, podendo possuir consequências graves ou podendo causar vários outros problemas. Por isso, é importante saber quais são as principais e conhecer suas causas, sintomas e tratamentos.

CÁRIE

A doença bucal mais comum do mundo. A sua principal causa é o grande consumo de açúcar. Porém, pode ser causada também pela falta de higiene, já que é uma bactéria que pode se proliferar se a boca não estiver muito bem limpa.

GENGIVITE

É uma inflamação na gengiva, causada pelo acúmulo de placa bacteriana, transformando-se em tártaro. Os sintomas são gengivas muito inchadas, vermelhas e sensíveis. Em determinados casos, elas podem sangrar. Se não tratada corretamente, pode se transformar em uma periodontite, doença responsável pela perda de dentes. Porém, se diagnosticada em seu estágio inicial, é possível tratar apenas com uma boa escovação orientada por seu dentista.

PERIODONTITE

Umas das mais graves doenças bucais, pois além de ser a maior causadora da perda de dentes, ela pode causar outros problemas ainda mais sérios, como o infarto. Os dentes podem cair, pois, nesse estágio, a inflamação desgasta os ossos e suas fibras de sustentação de forma irreversível. O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos e, em alguns casos, cirurgias. É preciso fazer um acompanhamento rigoroso com seu dentista, para evitar que o problema se torne mais grave.

CANDIDÍASE ORAL

Também conhecida como sapinho, a candidíase é a doença causada pelo fungo Candida. É uma infecção que pode ser transmitida de pessoa para pessoa, por meio do contato íntimo ou beijos. Ela também pode aparecer quando a imunidade está baixa, pois o fungo está presente no organismo mesmo sem causar muitos problemas. Também pela falta de imunidade, a doença acaba sendo muito comum em bebês. Outras causas são aquelas que podem potencializar a proliferação do fungo, como a ingestão exagerada de açúcar, o uso de próteses ou a falta de higiene bucal. Já os sintomas, são manchas brancas em toda a boca, ardência e o aparecimento de aftas e caroços.

HALITOSE

É o famoso mau hálito. As causas são muito diversas, e vão desde a ingestão de determinados alimentos até problemas gastrointestinais. Boca seca, estresse, consumo de álcool e tabaco e falta de higiene bucal também são causadores comuns da doença. O tratamento vai depender da causa de seu problema. Se forem problemas gastrointestinais, é preciso tratá-los especificamente. Se for estresse, pode ser necessário investir em acompanhamento psicológico. No caso da boca seca, é importante aumentar o consumo de água diariamente.

AFTA

Nome popular para a doença chamada estomatite. É um problema muito comum e que não possui consequências graves, mas seus sintomas podem ser bastantes incômodos. Essas lesões podem ser causadas por falta de nutrientes, como ferro e vitamina B, doenças gastrointestinais e até problemas emocionais. O tratamento vai desde pomadas específicas até o uso de bicarbonato de sódio, passando por anti-inflamatórios, enxaguantes bucais e outros.

Algumas atitudes vão fazer com que a chance de aparecer algum problema sejam muito menores, pois é mais fácil evitar as doenças bucais do que tratá-las. Estas atitudes são: visitar o dentista frequentemente, escovar os dentes 3 vezes ao dia, usar fio dental diariamente, utilizar produtos adequados, ter uma boa alimentação e cuidar da saúde física e mental. No entanto, sempre que perceber que algo está diferente em sua boca ou em seu corpo em geral, procure um profissional para que ele possa diagnosticar o que há de errado.

 

Posts Relacionados

Enxerto Ósseo

Os implantes dentários é extremamente positivos para as pessoas que perderam um ou mais dentes, pois funcionam e têm a mesma aparência que um dente

Ler Mais »

A carga imediata é um procedimento que em apenas 72 horas (três dias), realiza-se a colocação dos implantes e a instalação de um prótese totalmente fixa e altamente estética. No entanto, é preciso uma avaliação bastante criteriosa e alguns exames de imagens para garantir um sorriso com total conforto, eficiência e segurança.